Vida de aposentado

Você estudou e trabalhou a vida inteira e agora chegou a hora de descansar.

Descansar?  É isso que você quer? Foi este o futuro que você planejou? Um pijama, um roupão e um chinelo velho?
Você merece muito mais do que isso. Sua família merece muito mais do que isso.

Sua trajetória não foi nada fácil para chegar até aqui e jogar tudo para cima.

Você ralou de estudar, inicialmente para cumprir o horário escolar e agradar pai e mãe, sem falar que, se não levasse a sério os estudos a cinta iria cantar. Depois colocou a cabeça no lugar, entendeu que não conseguiria nada na vida se não tivesse um pouco de estudo. Percebeu que as oportunidades não caem do céu, que elas estão por aí a espera de quem se destaca, de quem tem um conhecimento a mais, uma experiência a mais, uma especialização na sua área de atuação.

E assim se fechou um primeiro ciclo de estudos cursando um colégio técnico em uma época em que a formação técnica era muito disputada pelas industrias nacionais e multinacionais. Conseguiu uma boa colocação em uma multinacional onde fez carreira em sua formação até onde não era mais possível progredir com seu nível técnico.

Nesta época, com filhos pequenos e esposa para cuidar, sua ambição por uma vida melhor o fez olhar para o futuro e decidir partir para um curso superior, mesmo que isto exigisse o sacrifício de limitar seu contato com as crianças e reduzir seus momentos de lazer.

Foram anos de privação, anos de muito estudo. Foram 5 longos anos onde não faltaram noites sem dormir, cochilos em sala de aula, vontade de desistir. Foram 5 anos em que o olhar dos filhos serviam de fonte de energia que o faziam levantar a cabeça e seguir em frente com um novo ânimo.

Foram anos difíceis que ficaram na lembrança. Foram anos difíceis mas compensadores.

Como fruto de tanto sacrifício, vieram novas funções, novos desafios, novos cargos e também, novos salários.

A vida mudou e mudou para melhor. Foi então possível dar mais conforto para a família. Uma casa melhor, mais bem localizada, um carro mais novo que não desse tanta manutenção. O reflexo na saúde e na educação dos filhos foi instantâneo.

E como eles se espelham no exemplo dos pais!

Cada um seguiu o seu caminho. Fizeram sua faculdade, fizeram estágio e partiram para o mercado de trabalho.

Hoje, bem casados e estabilizados em suas profissões, continuam se atualizando profissionalmente e causando orgulho aos pais sempre corujas.

Voltando à sua jornada, ela foi dura mas compensadora. Foram anos de trabalho onde cada dia era recompensado pelo sorriso e amparo da esposa e filhos no seu retorno ao lar.
Chegou então o grande momento. Chegou o momento de sua aposentadoria. Chegou o momento de colher os frutos de uma vida de privações e sacrifícios onde não só você esteve a maior parte de seus dias longe de sua família como eles também sentiram a falta da sua presença.

Portanto, não seria justo para nenhuma das duas partes que, neste período da sua vida em que estará com seu tempo todo disponível, você se entregasse a um par de chinelos velhos e se enterrasse em frente a uma televisão e ficasse assistindo a um bando de pernas de pau correndo atrás de uma bola.

Chegou o momento de viver. Chegou o momento de viver a dois. Chegou o momento de desenterrar aqueles projetos e por mãos à obra.

Quer algumas dicas?

– Por que não fazer um curso de marcenaria amadora? Aprender a fazer pequenas peças que não só ocupam positivamente o seu dia como também mantém sua mente ocupada e ativa.

– Saia por aí visitando lugares bonitos e fotografando. Existem vários grupos de pessoas que se reúnem para passeios fotográficos. É um hobby gratificante que leva você a conhecer outras pessoas e aguçar sua percepção a detalhes, tanto artísticos como arquitetônicos.

– Plante, faça uma horta. Cuide e acompanhe seu crescimento. Será delicioso comer aquela saladinha colhida do seu quintal. E que exemplo para seus netos!

– Viaje. Agora você tem tempo para conhecer aquele lugar que ficava admirando nos livros e sonhando estar lá. Não precisa ser um cruzeiro ou uma volta ao mundo. Podem ser pequenos passeios em cidades vizinhas, em estâncias de águas, cidades praianas, onde der.

O importante é não se entregar a uma rotina entediosa e egoísta. Conforme eu disse a alguns parágrafos acima, sua família também esperou com sacrifício por este período e não merece ser esquecida neste momento.

Você vai ver e vai me dar razão. Este período da vida vivido a dois será o melhor período das suas vidas.

 

Luiz Augusto Negreiros